4 de maio de 2013

Resenha: Amazônia - Um Caminho Para o Sonho

Titulo: Amazônia – Um Caminho Para o Sonho
Autora: M.C. Jachnkee
Editora: Nova Letra
Páginas: 273 páginas
ISBN: 978-85-7682-594-4
Avaliação: ★★★
Sinopse: Em "Amazônia, Um Caminho Para o Sonho", os personagens são de Ascurra e em busca de uma mudança na vida, partem para a maior Floresta Tropical Úmida do Mundo. Da majestosa Manaus dos Barões da borracha, passando pela festeira Parintins, subindo o rio Tapajós ao encontro de Fordlândia- a cidade americana construída em meio à selva até a Belém dos índios Tupinambás que observaram a chegada dos conquistadores na Baía. Eles precisarão se adaptar e encarar realidades diferentes. Irão conhecer muito dos pontos turísticos e também da história da região norte do Brasil. É um livro que traz muita informação histórica e de uma maneira sutil vai-se apresentando os personagens e a trama.
O livro "Amazônia - Um Caminho Para o Sonho" conta a história de quatro jovens amigas (Rafaela, Camila, Joana e Ana Carolina) que saem de sua zona de conforto em Ascurra (Santa Catarina) e embarcam numa boa e emocionante viagem turística à Amazônia Brasileira - como o nome do livro já sugere - desfrutando tudo de mais belo que exista ali. Elas estão acompanhadas por Daniel, tio de Joana que é professor de história e decide as seguir para aprimorar seus conhecimentos sobre o país.

Assim como ele, cada uma das amigas tinham seus motivos e objetivos próprios que impulsionaram essa viagem. O primeiro destaque perceptível foi a atração que Rafaela apresentou pelo tio de sua amiga, Daniel. Devido a longa diferença de idade, ela tenta não alimentar esse sentimento, mesmo achando que pode ser reciproco. Mas será mesmo que ele sente algo por ela? "Jogo que segue". Depois, a conjuntura de não haver um personagem principal de fato.

Apesar de muito parecidas, as amigas tem características marcantes em suas personalidades que são bem abordadas, trabalhadas e exploradas pela autora durante a trama. Rafaela, é a sonhadora. O que a motivou embarcar nessa viagem foi a busca por inspiração para escrever seu livro, o maior sonho de sua vida. Apesar de focada em seus objetivos, tem o medo como seu calcanhar de Aquiles. Ana Carolina é politicamente correta, sempre preocupada com o próximo. Pode-se dizer que ela é a "psicologa" particular da turma. Joana é mais pés no chão e inteligente das quatro. Viu seus pais morrerem num acidente e passou a morar com seu tio. Mas, confesso que delas, Camila é a minha favorita. Divertida, aventureira, dorminhoca, deu o ar irônico e engraçado da história. Confesso também que fiquei vidrado na história de Fordlândia, como tudo começou até como está atualmente. Foi a "parada histórica" deles que mais me agradou.
As derrotas fazem parte da vida humana. Todos que colocavam seus sonhos em prática corriam o risco de perde tudo se não fizessem da forma certa.
Página 172
Perceptível e indiscutivelmente Jachnkee demonstrou total conhecimento sobre a Amazônia, de suas crenças e costumes à aspectos físicos do ambiente da região, o que enriqueceu e estruturou bastante o enredo.  Apesar de ter gostado da história, alguns detalhes me desagradaram. Primeiro, alguns diálogos mecânicos de mais, como se houvessem sido ensaiados e/ou esquematizados. Depois o desfecho, que faltou aquele algo a mais, algo impactante, por assim dizer. Fatores não tão fortes assim que venham diminuir o livro, mas que poderiam serem melhor tratados. A propósito, um segundo livro pra série vem por ai, dessa vez tratando da história Inca!

Num enredo que trata muito o âmbito social, Amazônia é um livro que facilmente poderia ser aplicado nas escolas. Uma viagem histórica sem sair do lugar! 

Skoob
Fã Page

7 comentários:

  1. Adorei sua resenha!!! Esse livro está na minha lista de leituras desse mês, lá no blog é mês de autores nacionais e a Marli e parceira do Blog.
    Terei que ler pra saber se Daniel correspondeu ao interesse de Rafaela, não é?
    Parabéns e sucesso!
    Beijos
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Toda resenha que leio desse livro diz a mesma coisa: Que a autora sabe sobre o que está falando, mas pecou um pouco em narrativa de personagens e diálogos. Putz!
    Mas é assim mesmo, ninguém nasce sabendo escrever, não é? A gente sai aprimorando.
    Muito boa sua resenha!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi Carlos, tudo bom?

    A Camila também foi minha favorita haha' Super divertida. Adorei tua resenha, sem dúvidas a Marli conseguiu nos trazer bastante conhecimento sobre a Amazônia, deu até uma passadinha aqui pelo Pará *-* Amei ler.

    Beijocas!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Carlos, gostei da resenha, principalmente de sua sinceridade. Tenho uma leve vontade de ler o livro da Marli, porém não tive ainda oportunidades.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Carlos, que bacana essa sua resenha! É ótimo entrarmos em um blog e nos depararmos com comentários sobre uma obra que não conhecemos (aconteceu isso comigo agora). A disseminação de ideias é realmente incrível... viva à blogosfera!! Hahaha.
    Super bacana a trama... trata bem acerca de uma parte super importtante do nosso Brasil. Maravilha! Vou pesquisar mais.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu só vejo resenhas boas desse livro e tenho mt vontade de lê-lo *---* Pena que ainda nn tive oportunidade =/
    Adorei sua resenha!
    beijos

    http://leitorapaixonada19.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...